quarta-feira, 28 de março de 2018

A TECNOLOGIA DE CADA ÉPOCA
     
       Desde que no mundo, o homem começou a avançar e inventar, ficou exposto a críticas. Tudo o que se faça, a geração que chega se adapta porque a mente é plástica e aceita e a geração madura se contrai e resiste, não quer mudar, tem a tendência de achar que regras, teorias e comportamentos são imutáveis.
      De cima tem uma visão ampla e consegue ver os pros e os contras, analisa oque acontecia e o que mudou. Já os novos, sem parâmetros, aceita o bom e o ruim, cede aos apelos da maioria, da disseminação da ideia, da mídia que corrompe.
      Não se tem uma época que não tenha sido contestada por uma geração e sido inovada pela geração criativa e autêntica que chega fazendo o maior barulho e alarde. Mexendo com toda a sociedade já estabelecida e monótona.
      Todos agora estão cientes dos efeitos e consequências do uso do celular, que manipula as mentes, que sugestiona, que vicia, que isola, e que está mudando a estrutura da sociedade mundial.Não vejo isto com maus olhos, tudo muda e temos que aceitar.
      Já tive o meu tempo de fazer a diferença e achava que os antigos tinham que aceitar o novo e que quando chegasse no mesmo estágio deles seria diferente, pois já tinha visto de tudo e seria garantida a minha modernidade para sempre. Doce ilusão do jovem achar que já sabe de tudo e que já tem a mente aberta. Vai vir sempre um novo, com uma carta na manga que nunca poderíamos imaginar, o progresso sempre nos pregando peças.
      Mas então, olhe só para trás: O que os nossos avós disseram para nós quando chegou a televisão, e a telenovela roubou a cena e a conversa do jantar. O que dizer do telefone, que perdíamos horas e horas falando com os amigos e nossas mães ralhavam até... Cada tecnologia a seu tempo pelo progresso, quando poderíamos imaginar um mundo coligado e digital, onde os países não mais tem barreiras ou limites, tudo junto e misturado...
      As características de cada época são latentes e inerentes ao progresso, quem de nós não deixaria o rádio de ondas curtas pelo FM, quem de nós não deixaria o rádio para entrar na era da televisão, quem de nós não deixaria a telenovela por um filme de VCR, e assim vai... Uma geração sempre vendo os prejuízos da vindoura modernidade. E não para aí não! Os avanços tem seu lado positivo e negativo, temos que aceitar e nos adaptar.
      As ideologias, as modas, a cultura, a língua, as gírias, tudo está em completo movimento cósmico, nada fica estagnado. Então, antes que caiamos nos mesmos equívocos cíclicos da gerações,abrir a mente para o novo é sempre bom, pois que não podemos segurar a evolução e o progresso. Tudo tem um propósito, nada é meramente acaso.
      O avanço científico veio para agregar, por exemplo, o aumento da expectativa de vida, ninguém contestou, mas a pílula, as cirurgias de estética e mudança de sexo, o clone... há ainda muitas controvérsias....
      Os vícios são, a dor e o prazer, inerente ao ser humano e o motivo da imaturidade e o achismo que tudo não passa de uma brincadeira. E aí vale para cada época, o vinho, a cerveja, os destilados, o ópio, as ervas alucinógenas, os narcóticos e por aí vai. Dependendo da moda e da veiculação, a exemplo do cigarro que pela proibição e falta de divulgação está tendendo cada dia mais ao desuso.
      Façamos uma análise, este texto é por causa do celular que todos estão tão preocupados. O que será da nova geração que não mais se inter-relaciona, que não sabe falar ao vivo e a cores, que não mais sabe brincar de amarelinha e pedrinha, de pião e de pipa. Jogaram nossos conceitos de felicidade no lixo? Não! A realidade deles é outra, o mundo apesar de globalizado se fecha dentro de uma pequena tela que cabe entre os dedos.
      Será que não foi para melhor, antes falávamos muito: fofoca, maledicência e preconceito, agora: Inclusão, pensar antes de falar, não disseminação do fakenews. Os antigos estão perdendo nesta conta.
      Calaram a boca dos nossos jovens para que o mundo mudasse. Ver o lado positivo, dar um voto de confiança e aceitar o novo como etapa da evolução. Nada anda para trás por aqui, o progresso é latente e seguro.

                                                  Andrea Pordeus   

Um comentário:

  1. Muito boa essa leitura!eu gostaria muito de criar os meus netos com pipas e piões,jogar bola,piq pi bandeira,queimado entre outras brincadeiras,sendo que a tecnologia do celular tivesse suas boas funções de informação, atualizações...enfim gosto de tudo um pouquinho,mas esquecemos de ensinar o que aprendemos,a amar,a brincar,a brigar,a dizer o que podemos pensar,quantos jovens morrendo por falta de atenção dos pais e dos amigos,hoje não se sente mais!!

    ResponderExcluir